Robótica

Desde 2014 ocorre na FATEC São Bernardo do Campo uma Competição de Robótica, da qual participam equipes de alunos do Curso de Tecnologia em Automação Industrial.

Organizada pela Coordenação do Curso de Automação Industrial, e com a participação dos Professores, a competição se divide em duas modalidades:

a) Robô seguidor de linha: Nesta modalidade, o robô deve seguir um trajeto determinado por uma linha preta sobre uma base branca. Vence a disputa o robô que cumprir este trajeto em menos tempo e sem se desviar da linha preta.

b) Sumô de Robôs: Consiste em uma “luta” entre dois robôs sobre um tablado de madeira. O objetivo é que um dos robôs empurre o outro para fora do tablado. Dividida em rounds, como em uma luta de boxe, os robôs participantes podem ser controlados por cabo ou rádio frequência, e não podem pesar mais que 4Kg.

Na edição de 16 de novembro de 2016, participaram, além de alunos da FATEC São Bernardo, alunos da ETEC Lauro Gomes e da FATEC Santo André.

Na última edição, realizada em 23 de maio de 2017, foi introduzida mais uma categoria na competição: O Futebol de Robôs. Na disputa, um robô compete com outro em uma mesa de futebol de botão com o objetivo de empurrar uma bolinha para o gol adversário.

Para visualizar as fotos e vídeos da última edição, clique aqui.

Edições anteriores

Novembro/2016

Junho/2016

Voltar