Perguntas e Respostas

1. O QUE É A FATEC SÃO BERNARDO?

A FATEC (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO) É UMA INSTITUIÇÃO QUE OFERECE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR EM TECNOLOGIA NAS ÁREAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, INFORMÁTICA PARA NEGÓCIOS E GESTÃO EMPRESARIAL. OU SEJA, ELA FORMA TECNÓLOGOS.

2. QUANTO É A MENSALIDADE DA FATEC?

TODOS OS CURSOS DA FATEC SÃO BERNARDO DO CAMPO SÃO DE GRAÇA, POIS É UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL, MANTIDA PELO CENTRO PAULA SOUZA.

3. O QUE É TECNÓLOGO?

É UM PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR (ASSIM COMO UM ENGENHEIRO, ADVOGADO, MÉDICO, ETC), QUE É FORMADO PARA TRABALHAR COM TECNOLOGIA DENTRO DA ÁREA EM QUE ESTUDOU.

POR EXEMPLO: UM TECNÓLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL É UM PROFISSIONAL FORMADO PARA PROJETAR, GERENCIAR, OPERAR E ATÉ FAZER MANUTENÇÃO, EM UM SISTEMA QUE SUBSTITUI A MÃO DE OBRA HUMANA POR MÁQUINAS EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.

OUTRO EXEMPLO: UM TECNÓLOGO EM INFORMÁTICA PARA NEGÓCIOS É UM PROFISSIONAL FORMADO PARA APLICAR, NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA, OS CONHECIMENTOS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (COMPUTAÇÃO).

4. QUANTO TEMPO DURA O CURSO DA FATEC?

DURA 3 ANOS. ENQUANTO QUE OUTROS CURSOS, COMO OS BACHARELADOS OU ENGENHARIAS DURAM 5 ANOS.

5. TECNÓLOGO E TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SÃO A MESMA COISA?

NÃO. O TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO, EMBORA POSSUA, EM ALGUMAS ÁREAS, CONHECIMENTOS PARECIDOS COM OS DO TECNÓLOGO, É FORMADO PARA TRABALHAR NA OPERAÇÃO E/OU  MANUTENÇÃO. JÁ O TECNÓLOGO, ALÉM DESTES CONHECIMENTOS QUE O TÉCNICO POSSUI, TAMBÉM ADQUIRE NA FACULDADE CONHECIMENTOS PARA PROJETAR E GERENCIAR, DENTRO DO QUE A LEGISLAÇÃO PERMITIR. ALÉM DISSO, O TECNÓLOGO, POR SER UM PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR, PODE CURSAR PÓS-GRADUAÇÃO.

6. QUAIS SÃO OS CURSOS OFERECIDOS PELA FATEC SÃO BERNARDO DO CAMPO?

OFERECEMOS OS CURSOS DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, INFORMÁTICA PARA NEGÓCIOS E GESTÃO EMPRESARIAL. PARA SABER MAIS SOBRE OS CURSOS, CLIQUE AQUI.

7. É DIFÍCIL CONSEGUIR EMPREGO COM O DIPLOMA DE TECNÓLOGO?

NÃO. MUITAS EMPRESAS DE DIVERSOS SEGMENTOS ESCOLHEM TECNÓLOGOS DEVIDO A SUA FORMAÇÃO SER BEM ESPECÍFICA E DIRECIONADA PARA ÁREAS EM QUE AS EMPRESAS ATUAM, OU SEJA, POR SEREM ESPECIALISTAS EM DETERMINADA ÁREA DE ATUAÇÃO, ACABAM SENDO BEM VISTOS PELO MERCADO DE TRABALHO. LEIA A REPORTAGEM NO LINK ABAIXO:

http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/o-mercado-de-trabalho-para-tecnlogos/

ALÉM DISSO, MUITOS TECNÓLOGOS ACABAM OPTANDO POR ABRIR SUA PRÓPRIA EMPRESA, E OUTROS, AINDA, PRESTAM CONCURSO PÚBLICO.

8. OS CURSOS DE TECNOLOGIA OFERECIDOS PELAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES SÃO TODOS IGUAIS?

NÃO. EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE OS CURSOS DE TECNOLOGIA. ENQUANTO OS CURSOS OFERECIDOS PELA FATEC DURAM 3 ANOS, EXISTEM FACULDADES QUE OFERECEM CURSOS DE 2 ANOS OU ATÉ DE 1 ANO E MEIO. MAS, CUIDADO!

CURSOS DE DURAÇÃO MUITO CURTA ACABAM DEIXANDO A DESEJAR EM CONTEÚDO, E NÃO SÃO MUITAS VEZES BEM ACEITOS PELO MERCADO DE TRABALHO.

9. COMO FAÇO PARA INGRESSAR NA FATEC SÃO BERNARDO DO CAMPO?

O INTERESSADO EM INGRESSAR NA FATEC DEVE TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO E PRESTAR VESTIBULAR. AS PROVAS OCORREM DUAS VEZES POR ANO, NORMALMENTE EM JUNHO E DEZEMBRO.

QUEM CURSOU O ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA TEM ACRÉSCIMO NA  NOTA DO VESTIBULAR. QUEM FOR AFRODESCENDENTE TAMBÉM TEM ACRÉSCIMO. QUEM SATISFIZER ESTAS DUAS CONDIÇÕES, TEM DIREITO AOS DOIS ACRÉSCIMOS NA NOTA.

10. COMO FAÇO PARA ME INSCREVER NO VESTIBULAR?

ACOMPANHE PELO SITE DA FATEC SÃO BERNARDO DO CAMPO AS CHAMADAS PARA AS INSCRIÇÕES. NORMALMENTE ELAS OCORREM ENTRE ABRIL E MAIO (PARA AS PROVAS REALIZADAS EM JUNHO) E, ENTRE OUTUBRO E NOVEMBRO (PARA AS PROVAS REALIZADAS EM DEZEMBRO). A TAXA DE INSCRIÇÃO É DE R$ 75,00.

PORÉM, É POSSÍVEL OBTER A REDUÇÃO NESTA TAXA OU ATÉ FAZER A INSCRIÇÃO SEM PAGÁ-LA, SE O CANDIDATO SE ENQUADRAR NOS CRITÉRIOS PARA ISSO. ACOMPANHE PELO SITE DA FATEC, NOS MESES DE MARÇO E SETEMBRO, AS INFORMAÇÕES SOBRE COMO CONSEGUIR A REDUÇÃO OU A ISENÇÃO TOTAL DA TAXA.

11. SE EU VOU CONCLUIR O ENSINO MÉDIO APENAS EM DEZEMBRO, POSSO ME INSCREVER NO VESTIBULAR EM OUTUBRO OU NOVEMBRO?

SIM.  A MATRÍCULA PARA OS QUE SÃO APROVADOS NO VESTIBULAR DE DEZEMBRO OCORRE EM JANEIRO. ATÉ O MOMENTO DA MATRÍCULA O CANDIDATO DEVE TER CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO.

Voltar